1.3 ESTIMATIVA DE CUSTO
Não devemos confundir estimativa de custo com orçamento de uma construção, a estimativa é um cálculo expedito para avaliação de um serviço, podendo para tanto, ser adotado como base índices conhecidos no mercado (por exemplo, custo do metro quadrado de construção predial Paulo Roberto Vilela Dias 11 (divulgado pelos Sindicatos de Empresas), portanto, não devendo ser utilizado em propostas comerciais ou para fechar contratos.
A estimativa de custo deve ser utilizada em etapas iniciais dos estudos de um empreendimento, ou seja, na viabilidade econômica ou projeto básico, quando as informações ainda não são completas para a elaboração do orçamento detalhado.
As contratações devem ser orientadas por orçamentos criteriosos de acordo com a metodologia adiante apresentada.
Com intuito de facilitar estas estimativas, apresentamos em anexo alguns índices usuais, que, entretanto, só podem ser aplicados após análise de condições específicas e regionais (preços de materiais e mão de obra, inclusive época de dissídio das categorias profissionais, impostos e etc).
De acordo com a Lei das Licitações ao Contratante das obras cabe a definição do orçamento estimado dos serviços a serem executados, assim, entendemos que este poderá estimar o custo do empreendimento em tela a partir de preços unitários de tabelas oficiais ou não, ou ainda, de revistas especializadas acrescidos de BDI analisado e tecnicamente conveniente para o caso.
PREÇO DE VENDA ESTIMADO = TABELA OFICIAL x BDI dequado
Ao Executante caberá sempre elaborar o orçamento detalhado da construção dentro dos padrões estabelecidos neste livro, isto é, nunca adotarpreços unitários ou finais estipulados pelos órgãos Contratantes em suas Tabelas de Preços ou nos Editais de Licitações.